Base da Atem em Belém é novamente escolhida para capacitação nacional em segurança portuária

terça-feira, 1 de julho de 2025 - Por
Realizada dia 30, aula prática reuniu 54 alunos (acima); visita técnica na base da Atem (à dir)

A base da Atem Distribuidora em Belém foi novamente escolhida como sede de uma das etapas do Curso Nacional de Auditoria (8º CNA – 2025), promovido pela Diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal. A participação reafirma o papel estratégico da Atem no fortalecimento das boas práticas operacionais e no alinhamento com as diretrizes dos órgãos reguladores, sempre com foco na excelência operacional e na responsabilidade institucional.

A aula prática, realizada nesta segunda-feira (30), contou com a presença de 54 alunos, entre profissionais de segurança portuária, agentes públicos e colaboradores de empresas do setor, e foi parte do cronograma do curso, que ocorre de 24 de junho a 3 de julho. O objetivo do evento é capacitar agentes públicos da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e das Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) para a realização de auditorias em conformidade com as normas da Organização Marítima Internacional (IMO).

Durante a capacitação, foram abordados temas como gestão de riscos, controle de acessos, medidas preventivas contra ameaças e conformidade com o ISPS Code, promovendo a atualização de conhecimentos e o fortalecimento da cultura de segurança no ambiente portuário.

Estiveram presentes na atividade representantes da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Cesportos/PA e de outras autoridades do setor portuário e de segurança pública. A Atem foi representada pela coordenadora de Segurança Portuária da base, Lidiane Santos, e equipe. Lidiane destacou a importância do treinamento para a promoção de operações mais seguras e alinhadas com os padrões internacionais e, também, como forma de reforçar o compromisso da Atem com a segurança, a capacitação contínua e o desenvolvimento do setor portuário.

“A escolha da base da Atem se deu em razão de sua estrutura moderna, do compromisso contínuo com a segurança e das boas práticas já consolidadas nas operações portuárias, o que torna a empresa uma referência no Estado do Pará”, explicou a coordenadora.

Para o diretor de Engenharia, Infraestrutura e Regulamentação do Grupo Atem, Ricardo Dias, sediar novamente essa etapa do curso na base da Atem em Belém representa um importante reconhecimento institucional, motivo de orgulho. “Não é a primeira vez que nossa base é escolhida para esse tipo de iniciativa. A confiança depositada pela comissão na Atem e na excelência de nossa infraestrutura reforça o papel da companhia como parceira estratégica no fortalecimento da segurança portuária na região Norte, contribuindo ativamente para o desenvolvimento e a profissionalização do setor”, disse.