Gasolina comum ou aditivada? Especialistas explicam benefícios e mitos sobre os combustíveis
sexta-feira, 18 de julho de 2025 - PorNa hora de abastecer o veículo com gasolina, todo mundo escuta a mesma pergunta: “comum ou aditivada?”. A escolha pode parecer simples, mas ainda provoca dúvidas em muitos condutores, e boa parte delas é cercada de mitos e desinformações. Mas, afinal, qual a diferença entre a gasolina comum e a aditivada? E o que levar em conta na hora de abastecer?
O coordenador de Qualidade da Atem Distribuidora, Ewald Santos, alerta que, na hora de escolher o combustível, é importante levar em consideração o custo-benefício a longo prazo e a preservação do motor do veículo. Segundo ele, embora pareçam similares, as gasolinas comum e aditivada têm diferenças significativas que podem beneficiar o desempenho do veículo e, também, o bolso do consumidor. É o caso da Ativamax, a gasolina aditivada da Atem que, além da redução na emissão de poluentes e do consumo, ajuda a melhorar o rendimento do motor.
“A principal insegurança dos condutores gira em torno de mitos, como o de que a gasolina aditivada pode danificar o motor, ou que seu uso não traz vantagens reais, e tem ainda os que acham que é um gasto desnecessário. Essa dúvida é compreensível, mas os efeitos do aditivo são graduais e mais perceptíveis a longo prazo, principalmente na limpeza e conservação do sistema de injeção e combustão”, explica Ewald Santos.
A gasolina aditivada possui os mesmos padrões de octanagem e qualidade da comum, mas recebe aditivos detergentes, dispersantes e antioxidantes que ajudam a manter o sistema de alimentação limpo, melhorando o desempenho e reduzindo a emissão de poluentes.
A Ativamax está disponível em postos parceiros com a bandeira Atem no Amazonas e em Roraima, e nas próximas semanas chega a Rondônia, Acre e Pará.
Benefícios do aditivo
Os benefícios técnicos para o carro contam a favor da escolha da gasolina aditivada. Entre eles, estão a limpeza gradual do sistema de injeção, melhor queima de combustível, redução de emissões, prevenção de falhas causadas por sujeira no sistema e conservação a longo prazo. Os detergentes evitam o acúmulo de resíduos nos bicos injetores, válvulas de admissão e na cabeça dos pistões, o que ajuda a manter o padrão de pulverização do combustível, essencial para uma boa queima.
“Além de ajudar a remover gradualmente depósitos nos injetores e válvulas de admissão, restaurando o desempenho do motor e mantendo sua eficiência, a aditivada garante uma melhor proteção contra corrosão e reduz o desgaste do motor, proporcionando uma maior vida útil para as peças e garantindo mais estabilidade e equilíbrio entre custo e desempenho”, aponta Ewald.
Além disso, o uso constante de gasolina aditivada ajuda a evitar problemas como engasgos, partidas difíceis, oscilação de marcha lenta, entre outros causados por sujeira no sistema, inclusive nos motores mais antigos.
A gasolina aditivada também oferece vantagens para o bolso do condutor, como a economia de combustível, uma vez que os aditivos ajudam a aumentar o rendimento do motor em até 5%. No caso da Ativamax, a gasolina aditivada da Atem, a redução no consumo de combustível pode chegar a 11%.
Mitos e verdades
Muitos mitos cercam a gasolina aditivada. Uma confusão comum envolve os termos desempenho e potência. Apesar de não promover um aumento de potência visível, a gasolina aditivada melhora diretamente no desempenho do veículo, já que um motor limpo responde melhor e pode render mais, lembra o analista químico Lucas Oliveira.
“A gente não pode confundir potência com desempenho. Potência está relacionada à parte mecânica do veículo, às suas características de fabricação. Por exemplo: se o motor é 1.0 ou 2.0, se possui 100 ou 150 cv. Já o desempenho está relacionado à eficiência daquele sistema, ou seja, se um veículo está atingindo 100% aquilo que foi projetado para entregar. É aqui que a Ativamax faz a diferença”, explicou o analista.
Segundo ele, essa é a grande diferença da Ativamax em relação às demais gasolinas aditivadas. A aditivada da Atem possui uma molécula patenteada que proporciona atomização em escala nanométrica do combustível, fazendo com que a combustão seja mais eficiente gerando a mesma energia com menor consumo. Os resultados foram comprovados por testes rigorosos realizados no Brasil e na Europa.
Outra dúvida frequente dos condutores é sobre a mistura da gasolina comum com a aditivada no tanque de combustível. De acordo com especialistas, não há problema em intercalar ou mesmo misturar os dois tipos e, embora o efeito seja reduzido, os aditivos ainda atuarão na limpeza do motor.
“Não há contraindicação sobre misturar os combustíveis, mas os especialistas concordam que o ideal é o uso contínuo da gasolina aditivada de alta qualidade, como a Ativamax, e manter as manutenções preventivas em dia”, orienta Lucas Oliveira.
Desenvolvido por um laboratório de referência internacional, o aditivo utilizado na Ativamax segue rigorosamente os padrões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e contribui com as metas de emissão mais limpa.
“Nosso compromisso é garantir não apenas a performance veicular, mas também o respeito à saúde do planeta. Iniciativas como o uso de combustíveis mais limpos são parte da nossa estratégia ESG e da nossa missão institucional”, reforça a Diretora de Comunicação, Marketing e ESG do Grupo Atem, Paula Vieira.
