Nossa História

O COMEÇO

A história da Atem começa no interior do Amazonas, mais especificamente em um lugarejo chamado Lago do Janauacá, no município de Careiro Castanho, a 124 quilômetros de Manaus. Ali, um casal de sírio-libaneses decidiu viver com os filhos plantando mandioca e produzindo farinha e tucupi para vender na cidade. Quando voltava de Manaus, a família levava produtos para vender em um pequeno comércio que mantinha no interior.

Com o tempo, o pai realizou um pedido da esposa e construiu uma casa em Manaus para que os filhos pudessem estudar.

Quando se mudaram para a capital, o irmão mais velho, Dibo, passou a trabalhar como gerente de um posto flutuante, conhecido na região como “pontão”. A veia empreendedora da família já se mostrava antes mesmo da atuação do negócio de energia.

Juntos, os irmãos mantinham um ponto na Feira da Panair e mais tarde abriram uma lanchonete na frente de casa. Chegaram ainda a vender pastel e caldo de cana em um carrinho, percorrendo diversos bairros da cidade. 

A DECISÃO

Em 1995, decidiram alugar um posto flutuante, que mais tarde seria comprado em 11 parcelas.
Inicialmente, atuavam sob a bandeira dos postos BR e assim começaram sua trajetória no comércio de combustível.

No ano de 1999, a BR Distribuidora abriu uma linha de crédito que permitiu aos irmãos montar uma rede de postos BR. Entre unidades em Manaus e no interior, chegaram a gerenciar 10 postos próprios.

O NASCIMENTO

Em 2000, surgiu a Distribuidora Atem, na época ainda funcionando com um espaço de armazenagem alugado dentro do terminal da BR Distribuidora.

O combustível era comprado da refinaria, bombeado para os tanques alugados e, então, distribuído. Com trabalho duro e muita persistência, os negócios foram crescendo e se ampliando.

Em 2007, a Distribuidora Atem abriu sua própria base, que permanece em funcionamento até hoje.

Após 21 anos desde sua fundação, a empresa está presente em 11 Estados do Brasil e atua com transporte de combustível tanto por terra quanto por via fluvial.