Programa Bombeiro Mirim forma mais de 590 alunos em 2024
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024 - PorUma cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) marcou a formatura de mais de 590 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos da capital e interior do Amazonas, que fazem parte do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). A cerimônia, realizada no dia 6 de dezembro, reuniu pais, alunos, instrutores, oficiais do Corpo de Bombeiros e parceiros do programa, como a Atem Distribuidora.
Segundo o coordenador do Programa Educacional Bombeiro Mirim, Coronel João Batista do Nascimento, o programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a formação das crianças e adolescentes, trabalhando valores como cidadania, civismo, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente e a inserção do aluno em um mundo globalizado. Até 2024, mais de 3 mil alunos passaram pelo programa, que só este ano atendeu mais de 670 crianças e adolescentes. Em 2024, o programa formou 64 alunos na capital e 529 no interior, onde a cerimônia de formatura foi realizada no dia 22 de novembro.
Uma dessas crianças é o Asafe dos Santos Ferreira, 12, que já sonha em se tornar bombeiro militar. Como muitos outros estudantes, Asafe foi inscrito no programa pela mãe, que buscava ocupar as manhãs do filho.
“Foi muito legal, eu gostei muito de entrar neste curso de bombeiro mirim, que faço no contraturno da escola. O aprendizado mais interessante para mim foi o salvamento aquático e o salvamento em altura, porque é legal salvar a vida das pessoas. Quero me tornar um bombeiro quando crescer”.
Deimison Oliveira de Souza, também de 12 anos, aprendeu noções de primeiros socorros no curso, e hoje já sabe o que fazer no caso de um engasgo ou de um acidente com fratura externa, por exemplo. “Gostei muito de todo o aprendizado que recebi das instrutoras, que nos ensinam sobre tudo, dos primeiros socorros à educação em casa e na escola. Foi tão bom que minha irmã, de oito anos, também está participando dos Bombeiros Mirins”, contou o garoto, que entrou no programa no início de 2024.
O coordenador do programa, Coronel Batista, comemora o sucesso dos Bombeiros Mirins, que vem expandindo o número de vagas e a área de atuação a cada ano, já tendo formado turmas em municípios do interior do Amazonas, como Iranduba.
“Nós não conseguiríamos construir o Proebom sem o apoio dos nossos parceiros, que têm nos apoiado desde o primeiro aceno. É o caso da Atem, que já doou de material escolar, que atendeu o programa durante o ano todo de 2024, a alimentação e até a ornamentação da festa de formatura dos bombeiros mirins”, relatou.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, Coronel Orleilson Muniz, o Proebom é um programa realizado há mais de duas décadas, mas foi remodelado em 2022, quando passou a receber o apoio de parceiros como a Atem.
“A iniciativa privada é parceira nesse sentido, o que é muito valioso para que nossa equipe possa estar dotada de estrutura para se dedicar ao trabalho, que não é fácil. São mais de mil crianças envolvidas por ano, na capital e no interior, neste projeto que fomenta a formação de cidadãos para uma sociedade melhor no futuro.”
Para a Gerente de Comunicação e Marketing da Atem Distribuidora, Monique Lasmar, o programa cumpre um papel fundamental de educação e formação dessas crianças e adolescentes.
“A Atem fica muito feliz de apoiar um programa como este, que trabalha a base da educação para a formação de cidadãos, onde eles aprendem sobre ética, desenvolvimento em sociedade, respeito ao próximo. São aprendizados que valem para a vida, independente da profissão que essas crianças venham a seguir. Esse é o principal legado desse projeto que a Atem tem orgulho de apoiar”, disse Monique.