Com apoio da Atem, etapa do Campeonato de Arrancadas reúne 3,5 mil pessoas
quarta-feira, 14 de agosto de 2024 - PorA velocidade deu o tom do último fim de semana, com a realização da 3ª etapa do Campeonato Amazonas Dragway de Arrancadas 2024, que aconteceu na pista Amazonas Dragway, na rodovia Manoel Urbano, Km 6, em Iranduba (a 19 km de Manaus). A Distribuidora Atem é um dos apoiadores da competição.
O campeonato de arrancadas, como também é conhecido, é dividido em cinco etapas. As duas primeiras foram realizadas em abril e junho. Na terceira, realizada nos dias 11 e 12 de agosto, mais de 3,5 mil pessoas passaram pelo evento para acompanhar o desempenho dos pilotos em busca da melhor performance, revelou o organizador, Hilton Lima Júnior. Os resultados e a classificação geral devem ser divulgados nesta terça (13) e a próxima etapa acontece nos dias 19 e 20 de outubro.
“O público compareceu, muitas pessoas foram tirar fotos dos carros, havia muitas famílias também, que aproveitaram o fim de semana para visitar o evento e participar do entretenimento que foi oferecido ao público, que contou até com um simulador de corrida, que foi um sucesso”, contou.
Para Hilton, a participação cada vez maior do público nas corridas de arrancada pode contribuir para o fortalecimento do esporte no Amazonas. Por isso, o apoio de empresas como a Atem para a realização desses eventos é tão importante.
“A pista de arrancada existe há 15 anos, e sempre teve muitos altos e baixos. Agora, com o apoio de patrocinadores como a Atem, estamos fortalecendo a cena do esporte no Amazonas, que hoje tem a única pista de arrancada homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na região Norte. Esse apoio é importantíssimo para a manutenção, fomento e desenvolvimento do esporte. E o resultado já vemos na pista, com a participação de competidores de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Roraima e Pará nos campeonatos aqui do Amazonas”, disse.
Segundo a diretora de Marketing, Comunicação e ASG do Grupo Atem, Paula Vieira, esse é um dos objetivos do apoio que a empresa presta a um evento esportivo que reúne a energia de máquinas, a superação de pilotos e a paixão do público por velocidade. E ainda fortalece o esporte no Amazonas. “É um evento feito por e para pessoas apaixonadas por velocidade e que desafiam seus limites em busca do melhor resultado, algo que o Grupo Atem preza muito. Pessoas que têm energia para ir além e ainda proporcionam entretenimento ao público que assiste”, destaca Paula.
Apesar do show de velocidade, o organizador do evento ressalta os cuidados com a segurança dos pilotos e do público. Segundo Hilton, para ser homologada pela CBA, a pista de arrancada precisa atender a uma série de padrões de segurança, voltados tanto ao público quanto aos pilotos. O público tem três barreiras de proteção: uma mureta de concreto nas laterais da pista, que é ‘enterrada’ a 1,5 metro do nível da arquibancada, um alambrado e guarda corpo. Já os pilotos precisam usar capacete e, a depender da categoria, outros equipamentos de proteção. Além disso, todos os veículos inscritos passam por uma vistoria antes da corrida.
“É um espaço pensado para quem é amante da velocidade aliviar o estresse do trânsito e do dia a dia, um espaço seguro para quem gosta de velocidade e quer mostrar o potencial dele ou de seu carro em segurança, sem colocar em risco a vida dos outros”, declarou.
Regras
No campeonato de arrancadas, o objetivo é acelerar os carros, em uma pista, com total segurança. O ganhador da prova é aquele que conseguir finalizar o percurso de 402 metros no menor tempo. Os pilotos competem nas categorias de tração dianteira, tração traseira, tração integral ou 4×4 e SUV. Ao todo, são 80 competidores em 11 categorias diferentes participando do campeonato. A cada etapa, são premiados do 1º ao 3º colocado em cada categoria.
A corrida reúne marcas importadas que vão desde as lendárias BMW, Audi e Volvo até Mercedes Benz, Volkswagen e Porsche, entre outras. Uma oportunidade para os fãs de automobilismo e entusiastas de carros importados de alto desempenho vê-los em ação.
E, também, para os apaixonados pelos clássicos. Afinal, entre tantos veículos importados, o recorde de velocidade em Iranduba é de um VW Gol – mas não qualquer um: o carro foi adaptado para as pistas e, com seus 1200 cavalos, sustenta a marca de 5,6 segundos para percorrer uma pista de 201 metros, chegando a 198 km/h. Ficou surpreso? Então já anota a data das próximas etapas para ver isso de perto: a 4ª etapa acontece nos dias 19 e 20 de outubro e, a 5ª e última, em 14 e 15 de dezembro.