Fevereiro Roxo & Laranja: Grupo Atem promove ação para valorizar saúde mental e prevenir doenças

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 - Por

Na última quinta-feira (27), o Grupo Atem realizou o evento “Fevereiro Roxo & Laranja”, uma iniciativa do programa Atem Vida e Saúde, que visa promover o bem-estar dos colaboradores e maximizar a importância da saúde emocional por meio de palestras, rodas de conversa e ações de prevenção. O encontro, realizado no restaurante Coco Bambu, no Shopping Ponta Negra, em Manaus, reuniu especialistas que abordaram temas desde a prevenção de doenças até estratégias para o equilíbrio emocional e a ressignificação da vida.

As palestras foram ministradas pelo médico Raimundo Prado, especialista em medicina da dor pelo Hospital Albert Einstein, e pela jornalista Luana Borba, que relatou sua trajetória de superação da Síndrome de Burnout.

De acordo com a psicóloga do Grupo Atem, Tatiana Nogueira, o foco principal está na promoção da qualidade de vida e no reconhecimento da importância de o colaborador aliar o bem-estar pessoal com o desempenho no trabalho. “A Atem está engajada em maximizar a qualidade de vida, mostrando que o colaborador é importante pelo que ele é. Nosso intuito é conscientizar e incentivar que todos busquem ajuda quando necessário, porque a vida é uma só”, destacou.

Neste mês, o programa trouxe visibilidade para o impacto emocional no desenvolvimento de doenças crônicas e autoimunes, temas centrais da campanha “Fevereiro Roxo & Laranja”. O roxo se refere ao Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor Laranja aparece para chamar a atenção da população para a prevenção, diagnóstico e combate à Leucemia, um tipo de câncer bastante frequente em crianças e adolescentes. O Grupo Atem reforça a importância do acolhimento às pessoas no tratamento dessas doenças.

Uma das palestrantes do evento, a jornalista Luana Borba contou como conseguiu vencer a Síndrome de Burnout. “Quando a gente vive uma experiência transformadora é importante compartilhar. Dificuldades na vida podem ser superadas com apoio especializado e familiar. Não é fraqueza buscar um tratamento, uma terapia. É coragem e precisamos entender isso porque muita gente acaba adoecendo porque não externa e não pede ajuda”, disse Luana.

O médico Raimundo Prado falou sobre a origem e tratamento de dores em geral, em especial da fibromialgia – doença crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo, de causa ainda desconhecida e que atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos.

“Não existe exame para saber se você tem fibromialgia. É totalmente clínico e você vai excluir outras causas, como alguns medicamentos e o hipotiroidismo, que também simulam a fibromialgia. A dor crônica, quando ultrapassa três meses, deixa de ser apenas um sintoma e passa a afetar o corpo e a alma. Por isso, se você sofre com essa condição, procure um médico especializado. Aqui, nós não nos acostumamos com a mazela – buscamos alternativas para transformar a vida do paciente”, disse.

Além das palestras, o evento também promoveu uma sessão de atividade física com a educadora física Cristina Medeiros, sessões de massagens rápidas e o sorteio de brindes para os participantes.

Outro diferencial do programa de valorização da saúde do Grupo Atem é o investimento em psicoeducação. A empresa oferece atendimentos psicológicos presenciais e online para acolhimento dos colaboradores do grupo em todo o país, com encaminhamentos para profissionais de áreas afins, quando necessário.

Com mais de três mil colaboradores espalhados por diversas regiões do Brasil, o alcance do programa Atem Vida e Saúde é expressivo. Entre as ações previstas para este ano está a Festa da Família, evento tradicional do grupo que ocorre em maio e tem como proposta aproximar colaboradores e seus familiares para a construção de memórias positivas e promoção de tempo de qualidade.

“Mais do que falar sobre doenças, nossos encontros ao longo do ano focam muito mais na saúde, na qualidade de vida. Pois esse é o segredo para a longevidade”, finalizou Tatiana Nogueira.

SAIBA MAIS

Lúpus:
O lúpus é uma doença autoimune, o que significa que o próprio sistema de defesa do corpo ataca células saudáveis. Isso pode causar inflamações e danos em diversos órgãos, como pele, articulações e rins. Os sintomas costumam incluir fadiga, dores articulares e erupções na pele, e seu tratamento busca controlar os sintomas e reduzir a inflamação.

Leucemia:
A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue. Na medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas, ocorre uma proliferação descontrolada de células imaturas e defeituosas. Isso pode levar a problemas como anemia, maior risco de infecções e facilidade para sangrar, uma vez que o organismo não produz células sanguíneas saudáveis em quantidade suficiente.

Fibromialgia:
A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dores musculares generalizadas, cansaço extremo e problemas no sono. Acredita-se que a fibromialgia esteja relacionada a uma alteração na forma como o cérebro processa a dor, tornando os sinais de desconforto mais intensos. Além das dores, muitos pacientes relatam dificuldades para realizar tarefas diárias e uma sensação constante de exaustão. Estudos apontam que aspectos emocionais são gatilhos para crises da doença.

Alzheimer:
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente a memória e outras funções cognitivas. Iniciando de forma sutil, os esquecimentos vão se intensificando e podem prejudicar atividades cotidianas. Com o tempo, a doença interfere na comunicação e no reconhecimento de pessoas e ambientes, comprometendo a qualidade de vida do paciente e exigindo cuidados especiais.

Burnout:
Conhecido também como síndrome de esgotamento profissional, o Burnout é um estado de exaustão física e emocional causado pelo estresse contínuo no ambiente de trabalho. Quem sofre de Burnout sente uma profunda falta de energia, desmotivação e dificuldade para se concentrar. Essa condição pode afetar a produtividade e a saúde geral, sendo importante buscar estratégias para equilibrar a vida profissional e pessoal e, se necessário, apoio especializado.