Mães compartilham histórias emocionantes em roda de conversa  

quinta-feira, 23 de maio de 2024 - Por
Promovido pelo Grupo Atem, evento contou com a participação da psicóloga Suely Barbosa, da empresária e influenciadora Janaína Jamilla, e da colaboradora Sabrina Freire

Mais de 100 mães se reuniram na manhã desta sexta-feira (10) para uma roda de conversa sobre autocuidado, com troca de experiências e histórias de superação que emocionaram os presentes. Elas são colaboradoras de empresas do Grupo Atem, que promoveu o evento.O encontro ocorreu no restaurante Coco Bambu, no Shopping Ponta Negra, e contou com a presença do CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar, da Diretora de Marketing, Comunicação e ASG, Paula Vieira, do Diretor de Recursos Humanos, Walney Bentes, demais diretores e colaboradores do grupo.

“O Dia das Mães é uma data sagrada. É mágica. Parece que o relógio para nesse dia. É um momento de reflexão e reconhecimento do que as mães fizeram por nós. Não há pessoa no mundo que mais tenha nos servido do que as nossas mães”, disse Fernando Aguiar, na abertura do evento.

A roda de conversa contou com a participação da empresária e influenciadora Janaína Jamilla, que compartilhou sua trajetória como mãe atípica. Ela ficou grávida pela primeira vez aos 17 anos. Lucas, o primogênito, ficou em estado vegetativo a partir dos cinco anos de idade, após uma cirurgia.

“Enxergo a minha vida como um verdadeiro propósito. Eu tive todos os motivos do mundo para desistir, mas eu não me permiti. Estou aqui para impulsionar e influenciar todas as mulheres”, disse ela, durante a roda de conversa. Janaína Jamilla é mãe de três filhos e, atualmente, atua no ramo de moda feminina.

Autocuidado

A psicóloga clínica e psicopedagoga Suely Barbosa palestrou sobre a importância do autocuidado para as mulheres e mães. Ela admitiu que a maternidade traz “solidão” em muitos casos e que, por isso mesmo, é necessário estabelecer uma rede de apoio e uma “agenda social”.

“Muitas vezes nos sentimos solitárias. Mas você não está só. Crie uma rede de apoio. Crie uma agenda social. Estabeleça como hábito fazer telefonemas, tomar café com uma amiga”, frisou a especialista. “E não esqueça: cada dia é uma vitória. Todo dia é dia de vibrar e agradecer”.

Milagre

Colaboradora do Grupo Atem, a Analista de Planejamento Econômico, Sabrina Freire, emocionou a todos os presentes ao compartilhar a história do nascimento do menino Benício, que veio ao mundo no dia 1º de janeiro deste ano. “Ele asfixiou. Não chorou no parto. Precisou ser intubado. Passou dias na UTI. Foi difícil chegar em casa sem a barriga… e sem o Benício”, disse ela, às lágrimas.

Sabrina Freire contou que, apesar do prognóstico médico, de que o bebê poderia ter nascido com paralisia cerebral, ele recebeu alta no dia 17 de janeiro. “E foi para casa bem, mamando”, comemorou Sabrina. “Foi algo que não desejo para ninguém, mas, mudou a nossa história. Deus fez tudo de uma maneira espetacular”, testemunhou.

Empatia e conexão
Para Paula Vieira, eventos como esse criam sinergia, empatia e conexão entre os colaboradores. “Somos uma sociedade que passa pelo menos oito horas por dia juntos. Mas, para que eu possa ter compreensão das necessidades e da realidade do outro, eu preciso conhecer e entender a sua realidade, especialmente no âmbito emocional. Por isso mesmo, nós realizamos mensalmente eventos do tipo, sempre com temas relevantes e focado na saúde física e mental de cada colaborador”, frisou a Diretora de Marketing.

O Diretor de Recursos Humanos, Walney Bentes, acrescentou que o objetivo de interações como essa é estreitar laços. “O propósito é mesmo esse: criar conexão e aproximar as pessoas. No cotidiano, somos naturalmente formais. Então, é justamente nesses momentos que estreitamos laços e damos a todos a sensação de pertencimento ao grupo. É muito gratificante”, pontuou.

Além da roda de conversa em Manaus, o Grupo Atem realizou ações em alusão ao Dia das Mães em 10 cidades do Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso, São Paulo e Paraná.