A Temporada de Cruzeiros 2024/2025 está aberta e o Grupo Atem já iniciou a operação especial que criou uma estrutura logística pioneira para garantir o abastecimento dos navios que aportam em Manaus, permitindo às embarcações – e aos turistas a bordo – estenderem a permanência na cidade, o que contribui para fortalecer o turismo e a economia do Amazonas.
Nesta quinta (21), a Refinaria da Amazônia (Ream) realizou o primeiro abastecimento de cruzeiro na Temporada 2024/2025, uma operação de altíssimo porte, desenvolvida em conjunto com a Navemazônia, braço de logística fluvial do Grupo Atem. Na temporada 2023/2024, a Ream atendeu nove dos 17 cruzeiros que passaram pela capital amazonense, segundo o analista de vendas de Bunker da Ream, Ian Dias.
“Antes não havia opções certas de abastecimento aqui na região, e os serviços disponíveis não eram suficientes para atender os navios que vinham para Manaus durante a Temporada de Cruzeiros. A Ream começou a oferecer esse serviço de forma permanente, atendendo normas internacionais de qualidade e prezando pela segurança dos passageiros e tripulantes do navio. A disponibilidade de combustível possibilita maior segurança para a vinda dos navios com turistas, que movimentam a economia local, pois podem estender a permanência não só em Manaus, como em Parintins, Santarém e Belém. Além de inserir Manaus como uma nova rota com disponibilidade de combustível”, explicou.
O reflexo é a geração de emprego e renda. De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a passagem de 17 navios pelo Amazonas durante a Temporada de Cruzeiros 2023/2024, gerou uma receita direta de mais de R$ 4 milhões na economia local, com a vinda de 23 mil turistas estrangeiros ao estado no período.
Para a Temporada 2024/2025, a estimativa da Ream é ampliar o abastecimento especial para 15 cruzeiros. “Já temos cinco navios com contratos de abastecimento fechados e estamos recebendo demandas de outros, de empresas como Royal Caribbean, MSC, Carnival, Silver Sea e Viking Sea”, informou Ian Dias.