Programa traz para o ambiente corporativo discussão sobre saúde mental e prevenção do suicídio

sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - Por
O evento Vida & Saúde reuniu colaboradores do Grupo Atem
A psicóloga Tatiana Nogueira e Fernando Aguiar, CEO do Grupo Atem

Um espaço de diálogo, escuta, reflexão e troca de conhecimentos para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, a prevenção de suicídios e a valorização da vida. Esse foi o ambiente da ação especial em alusão ao Setembro Amarelo promovida pelo Grupo Atem na última quinta (19), com os colaboradores de todas as empresas do grupo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de suicídio passam de 700 mil por ano no mundo – mais de seis vezes a população de Itacoatiara, a segunda cidade mais populosa do Amazonas.  No Brasil, são 38 casos por dia. A OMS estima que praticamente 100% deles estão relacionados a doenças mentais, principalmente aquelas não diagnosticadas e não tratadas corretamente.  

Cenário que reforça a importância de ações que promovam o acolhimento, especialmente em ambientes corporativos, destaca a psicóloga Tatiana da Silva Nogueira, responsável pelo setor de escuta psicológica emergencial dos colaboradores do Grupo Atem. 

A ação especial em alusão ao Setembro Amarelo faz parte do programa Atem Vida & Saúde, desenvolvido por Tatiana, e que realiza ações de governança social por meio da psicoeducação, promovendo momentos de diversão, interação, reflexão e aprendizado com os colaboradores de todas as empresas do grupo. 

“Se o indivíduo estiver bem consigo, em casa, com a família, ele vai performar melhor e desenvolver todo o potencial que ele tem no meio corporativo. Então, a proposta é servir de ponto de acolhimento: fazemos uma escuta empática, sem discriminação, promovemos o acolhimento e, quando percebemos a necessidade de intervenção de profissionais de áreas afins, nós encaminhamos para que aquele colaborador receba toda a assistência necessária”, disse a psicóloga. 

Com o tema inspirado na expressão idiomática africana ‘Sawabona’, que significa ‘eu respeito, reconheço e valorizo você’ – uma alusão a uma prática de comunidades africanas, que consiste em ressaltar as qualidades de um membro da comunidade que esteja com a autoestima baixa -, a ação especial do Setembro Amarelo da Atem contou com palestras, um momento de escuta, dinâmica de pilates e um café da manhã especial no Restaurante Coco Bambu, no Shopping Ponta Negra. 

Para a médica psiquiatra e terapeuta cognitivo-ambiental Loren Cavalcante, que conversou com os colaboradores sobre a importância do diálogo, empatia e do acolhimento para a prevenção ao suicídio, espaços de debate como esse são muito importantes, especialmente em ambientes corporativos, que normalmente submetem as pessoas a cenários de pressão. 

“É muito importante para o colaborador saber que ele é visto, valorizado. É muito importante saber que ‘eu tenho um ambiente acolhedor, que vai me receber e não vai me julgar’. Que vai entender que a depressão é uma doença passível de tratamento, que a gente trata, cura e devolve o colaborador para a eficácia que ele tinha antes de adoecer. E todo mundo ganha”, disse Loren. 

A técnica em segurança do trabalho Aline Abreu Nery é uma das colaboradoras que já acionou o programa de apoio à saúde mental da Atem. Ela perdeu um filho, vítima de suicídio, e encontrou suporte na empresa para superar o maior desafio da sua vida. E, com apoio do time de psicologia da empresa, transformou a dor em superação, inspiração e exemplo. “Ter uma equipe multidisciplinar foi muito importante. As psiquiatras, a equipe de psicologia, é onde eu tenho conseguido força.” 

Partiu dela a iniciativa de espalhar cartazes pelos corredores, salas de reunião e outros espaços frequentados pelos colegas de trabalho, chamando a atenção para a importância da campanha Setembro Amarelo. “É de suma importância levar essas informações tanto as pessoas que sofrem com algum transtorno mental, depressão ou ansiedade, como para as que estão em volta delas. Precisamos estar dispostos a receber essa pessoa para ouvir e, muitas vezes, ela precisa somente de uma escuta, de um abraço. Se a gente não tem o conhecimento, a gente não consegue ajudar, então essa troca de conhecimento é primordial”, avaliou. 

O CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar, destacou a importância dos temas abordados nas palestras e reforçou o compromisso da Atem com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e familiares. “Estamos no Setembro Amarelo, um momento de reflexão, em que precisamos falar de um assunto importante, mas de uma forma que seja leve, baseada em informação e conhecimento. Os temas abordados aqui são situações com as quais lidamos todos os dias, e que afetam nossa saúde mental e física. Criar espaços seguros de cruzamento de olhares e escuta ativa é fundamental tanto para os colaboradores quanto para a própria Atem.”