Pai e filho competem na mesma equipe pela primeira vez nas 1.000 milhas de Interlagos

segunda-feira, 3 de abril de 2023 - Por

Equipe do Amazonas, com experiência em competições nacionais e internacionais, tem expectativa de pódio na categoria P4, de protótipos.

Eles têm o mesmo nome e se uniram pela mesma paixão: Paulo De’Carli e Paulo De’Carli Filho irão competir pela primeira vez pela equipe Just Motors Racing, junto com o piloto Márcio Pavanely, representando o Amazonas na mais tradicional prova brasileira do automobilismo: as 1000 Milhas Chevrolet Absoluta, em Interlagos, em São Paulo, neste final de semana, dias 21 e 22.

Pai e filho têm experiências parecidas no automobilismo. Ambos passaram pelo kart, mas também tiveram experiências internacionais nas pistas.  Paulo De’Carli está de volta depois de 24 anos da última competição em que participou. Em 1999, ele conquistou os 1000 km de Brasília, vencendo nada menos que o tricampeão mundial Nelson Piquet. Ele também tem passagens pela Fórmula 2000, no Canadá, e pela Stock Car americana. Em todas as categorias por onde passou, conquistou campeonatos.

Já De’Carli Filho é o atual vice-campeão no Kart, no Amazonas, e ano passado, levou o segundo lugar nas 500 Milhas de Interlagos, sendo o primeiro amazonense a participar desta competição e de subir ao pódio.

Márcio Pavanely não faz parte da família De’Carli, mas também irá competir dividindo o mesmo carro, um Metalmoro, protótipo MRX, motor 2.0 aspirado 220cv. Ele soma vários campeonatos de Kart no Amazonas e também em competições nacionais e internacionais, como o campeonato de Mazda, nos EUA, onde conseguiu o terceiro lugar e, ano passado integrou a equipe que conquistou o segundo lugar nos 500 km de Interlagos.

“Eu vi parte da carreira do meu pai nos EUA e ele acompanhou a minha, como pai. Sempre achei que, em um certo momento, poderíamos dividir um mesmo carro ou participar de uma mesma corrida. Sinto que é um sonho que se realiza como filho e como pai”, diz De’Carli Filho, que tem mais um desejo: entrar para a história do automobilismo mundial com três gerações competindo juntos, já que seu filho, De’Carli Neto, já está no Kart e vencendo em sua categoria.

Paulo De’Carli, o pai, fala do orgulho de poder acompanhar e agora de estar ao lado do filho. “É muito raro isto acontecer no automobilismo, de pai e filho competirem juntos. Mas o mais importante é saber que, em um dado momento, uma mesma paixão está unindo três gerações e que isto ultrapassa a questão de torcida; estamos falando de uma experiência única que são as gerações com a mesma afinidade, o mesmo talento, competindo juntos”, ressalta.

Patrocínios – Como piloto profissional, De’Carli sabe que o apoio dos patrocinadores é fundamental para o bom desempenho das equipes. Ele cita a Distribuidora Atem, que preza pelos valores da família e incentiva o esporte. “Entendemos que a relação com os patrocinadores não é apenas econômica. É a construção de um relacionamento da marca com o mercado. O mercado consumidor da Atem, por exemplo, tem que nos enxergar como parte da família Atem, com o sucesso, a qualidade, a segurança e tudo aquilo que a Atem tem como imagem corporativa. Este relacionamento é super importante para a sobrevivência e continuidade do esporte”, afirma.

A superintendente de Marketing, Comunicação e ESG da Atem, Paula Vieira, ressalta que a Atem vê nos três pilotos os valores que a empresa acredita. “Além de você ter pai e filho acreditando no esporte, juntos, temos atletas que querem se superar e deixar uma marca para o Amazonas, que é incentivar as novas gerações para o esporte”, conclui.

Sobre a Atem – O Grupo Atem, com mais de 30 anos de fundação, é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outras. O Grupo está presente em 13 estados do Brasil, possuindo, a Distribuidora, mais de 300 postos franqueados, 7 bases de distribuição ativa, 2 bases em construção e milhares de clientes ativos, além de capacidade de movimentação de 5 bilhões de litros de combustíveis por ano.